Translate

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Dia 20: Trabalho e Cultura

colagem de fotografias tiradas neste dia

Depois do passeio, chega novamente o trabalho...

No dia de hoje demos início aos trabalhos com uma exposição feita pelo Jürgen acerca do sistema social, leis e regulamentos sobre o emprego de pessoas com deficiência na Alemanha e seus efeitos nas pessoas com deficiência visual, e abordando ainda as estratégias utilizadas para melhorar a qualidade dos serviços do Centro BFW e para melhorar a situação dos clientes relativamente ao emprego.

O Jürgen deu alguns exemplos de estratégias utilizadas pelo Centro BFW, explicando quais as que tinham ou não sucesso e porquê. Esta exposição fez-me reflectir acerca de algumas medidas que, em minha opinião, poderiam ser implementadas na FRMS, tendo por objetivo primordial o sucesso na formação e integração no mercado de trabalho dos clientes, nomeadamente uma melhor e mais eficaz divulgação dos serviços e a criação de novos cursos que pudessem estar mais bem enquadrados no mercado de trabalho actual.

Ainda na parte da manhã realizamos uma visita à área de produtos de auxílio para Orientação e Mobilidade. Foi uma visita muito interessante, no sentido em que para além de nos dar a conhecer vários tipos de bengalas, tivemos a oportunidade de experimentar alguns dispositivos eletrónicos acerca dos quais em Portugal só ouvimos falar. São dispositivos que detectam obstáculos e que felizmente tem vindo a evoluir, tornando-se cada vez mais precisos. Foi ainda interessante compreender como estes dispositivos passaram da utilização exclusiva da audição como forma de transmitir informação ao utilizador, à utilização do tacto, através da vibração, tornando-se assim mais eficazes em locais com muito barulho.

Ao longo desta visita ficámos ainda a saber que o BFW Düren vai oferecer uma bengala a cada um de nós. Ficamos todos muito contentes: ao Centro BFW um muito obrigada!

Da parte da tarde fomos até à cidade de Düren, onde passeamos livremente e fizemos algumas compras. Foi uma tarde agradável e diferente do que temos vindo a fazer até agora.

Programa de Trabalho para o Quinto Dia

  • Apresentação sobre: 
    • O sistema social, leis e regulamentos sobre o emprego de pessoas com deficiência e efeitos nas pessoas com deficiência visual; 
    • Estratégias para melhoria da qualidade dos serviços BFW;
    • Estratégias para melhoria da situação dos clientes relativamente ao emprego.
  • Visita à área de produtos de auxílio para Orientação e Mobilidade.