Translate

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Dia 18: Trabalho e Cultura

colagem de fotografias tiradas neste dia

Visita aos Serviços BFW Düren

O terceiro dia de trabalho foi, na minha opinião, o mais interessante de todos até agora. Durante este dia visitamos os vários serviços existentes no Centro BFW e tivemos oportunidade de perceber o seu funcionamento e âmbito de actuação.

Começamos por visitar o serviço de avaliação para reabilitação, onde podemos perceber que, contráriamente ao que acontece na maioria das vezes em Portugal, neste Centro são utilizados testes de avaliação expecíficos e adaptados a deficiência visual, onde é dada primazia à utilização do tato. Tivemos ainda a oportunidade de experimentar alguns dos testes referidos, foi uma experiência bastante interessante e enriquecedora.

Nas visitas ao Workshop para Técnicos Industriais conhecemos algumas máquinas utilizadas pelos clientes do Centro BFW na criação de peças em metal que depois são vendidas na Companhia Júnior, uma pequena empresa existente dentro do Centro BFW, onde os clientes aprendem a gerir um pequeno negócio, sendo mesmo responsáveis pela aquisição e gestão dos materiais utilizados no BFW. Esta visita foi muito significativa, no sentido em que me fez reflectir que seria positivo criar um curso na área do enpriendedorismo na FRMS, onde os formandos poderiam aprender mais sobre empriendedorismo, aprender a gerir uma pequena empresa e ainda serem apoiados na candidatura a fundos para criarem o seu próprio negócio.

No Serviço de Actividades da Vida Diária comprenndemos o funcionamento do mesmo e conhecemos as instalações e alguns dos equipamentos utilizados. Impressionou-me particularmente a grande dimenção das instalações, em que existem 5 bancadas de cozinha, e o facto de também ensinarem a cuidar de bebés, área que não é explorada em Portugal.

Nos serviços de Preparação para a Reabilitação ficamos a conhecer o âmbito de actuação dos mesmos, e trocamos algumas informações com os clientes que estavam presentes acerca das diferenças nos apoios recebidos e dos materiais utilizados em Portugal e na Alemanha. Ficamos a saber que na Alemanha o computador com leitor de ecrã e linha Braille é considerado um equipamento básico para as pessoas com deficiência visual e que, contrariamente ao que acontece em Portugal, todos os possuem.

No final do dia fomos ainda convidados para jantar com o Diretor do Centro BFW Düren. Fomos a um restaurante que serve comida grega e foi muito agradável.

Programa de Trabalho para o Terceiro Dia

  • Visitas:
    • à equipa "Reha-Assessment" - Avaliação para reabilitação;
    • ao Workshop para Técnicos Industriais;
    • à “Companhia Júnior”;
    • ao serviço de Atividades da Vida Diária;
    • aos serviços de Preparação para a Reabilitação. 
  • Ao fim do dia, fomos convidados para jantar com o Diretor e com o Gestor Financeiro do BFW Düren.