Translate

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Dia 16: Mãos ao Trabalho!

colagem de fotografias tiradas neste dia

Balanço do Primeiro Dia

Para um primeiro dia de trabalho, realizámos já tantas descobertas!

Descobrimos que a cidade de Düren é um pouco feia, o que se deve ao facto desta ter sido dizimada aquando da segunda guerra mundial e de posteriormente as pessoas terem começado a construir ao acaso, mas é bastante simpática e de certa forma acolhedora.

Sentimos que no geral as pessoas são bastante reservadas, mas no Centro BFW são todos muito simpáticos e prestáveis. Sentimos que existe alguma preocupação com o nosso bem-estar e que desejam que corra tudo bem durante a nossa estadia…

No nosso primeiro dia de trabalho começaram por nos explicar algumas questões relacionadas com o funcionamento do hostel: como devemos proceder para participar nas atividades que estão constantemente a ser desenvolvidas, como devemos proceder em caso de emergência. Por exemplo, em caso de incêndio devemos permanecer dentro das salas e manter as portas fechadas, pois estas aguentam cerca de 60 minutos, o tempo suficiente para chegar a ajuda dos bombeiros. Esta explicação possibilitou que andássemos mais à-vontade no Centro, mas também nos permitiu perceber as regras e organização existentes no mesmo.

Falaram-nos ainda da história do Centro, do âmbito de atuação, das formas de financiamento e da formação dos técnicos envolvidos. Foi-nos possível compreender que, tal como acontece em Portugal, as instituições que apoiam as pessoas com deficiência também passam por problemas de financiamento, e que os professores em geral não tiraram um curso para lecionar determinada disciplina, mas após terem-se especializado em determinada disciplina fizeram alguma formação na área da pedagogia, de forma a poderem lecionar.

Foi ainda muito interessante perceber quais os cursos ministrados no BFW, destacando-se um curso que não existe em Portugal, em que as mulheres cegas são treinadas para fazerem o rastreio do cancro da mama (este link é para um filme sobre este assunto e está em inglês). Para descobrir ainda mais sobre este projeto, poderá visitar o site oficial do "Discovering Hands"(também em inglês ou alemão).

Tivemos ainda oportunidade de conhecer o sistema de reabilitação existente na Alemanha, bem como as leis que o regulamentam e que protegem as pessoas com deficiência.

Fotografia panorâmica da sala para o projeto DADOFicámos ainda a conhecer a Sala DADO, na qual vamos trabalhar durante os dias em que aqui permanecemos, e explorármos os equipamentos informáticos que foram colocados à nossa disposição. Trata-se de uma sala muito bem equipada, em que todos os computadores possuem leitor de ecrã e linha Braille.


Após o jantar, alguns de nós fomos a um supermercado que está localizado a cerca de 100 metros do Centro e outros ficaram a assistir ao jogo de Futebol Portugal vs Alemanha, mas deste assunto é melhor nem falar!...

Primeiro dia

Hoje foi o nosso primeiro dia no BFW Düren.

O dia começou bem, com um pequeno almoço fantástico. O resto do dia foi passado com Jürgen que nos transmitiu algumas regras e explicou o funcionamento e a organização do BFW. Percebemos também como funcionam algumas leis relativamente à deficiência visual e as ajudas técnicas.

No fim do dia, fomos ao super mercado fazer algumas compras.

Experiência

Estou a gostar bastante desta experiência visto que estou não só a levar um banho de Inglês e Alemão como também estou a aprender coisas sobre a cultura alemã.

Até agora está a ser bastante positiva a minha vinda a Düren.

De armas e bagagens...

Foi às 07:25h da manhã de ontem que levantamos voo no aeroporto de Lisboa, rumo à aventura da Alemanha.

Viemos armados com os conhecimentos que adquirimos no decorrer das aulas de alemão e carregadinhos de bagagens. O voo correu bem, apesar de alguma turbulência na chegada, e a viagem de comboio foi muito calma, permitindo que descansássemos um pouco.

Quando chegamos a Düren já o Jürgen nos esperava com a carrinha do BFW. Levou-nos a almoçar/jantar num restaurante que serve comida típica e foi muito agradável e divertido.

Na chegada ao Hostel do BFW fomos distribuídos pelos quartos. Estes têm óptimas condições, incluindo mini-frigorífico e LCD...

Tivemos ainda um miminho no quarto à chegada: gomas!

Este foi um dia bastante cansativo, mas correu tudo bem. Após seis horas e meia de viagem cá chegamos... Começou a nossa aventura, a FRMS está na Alemanha!

Programa de Trabalho para o Primeiro Dia

  • Boas vindas informais:
    • Introdução às instalações e serviços do Hostel, procedimentos em caso de doença e procedimentos de segurança em caso de emergência.
    • Assuntos administrativos, programa de trabalho e eventuais alterações ao mesmo.
  • Boas vindas oficiais pela Direção do BFW:
    • Apresentação dos participantes
    • Introdução à história e missão do BFW
    • Estrutura e departamentos do Centro
  • Apresentação mais detalhada sobre o BFW
    • Tarefas das equipas 
    • Estrutura e qualificação dos funcionários
  • Apresentação da sala e dos equipamentos da Sala DADO